Psicoterapia funciona?

Psicoterapia funciona?

Passar pelo processo de psicoterapia é cuidar de si mesmo, se conhecer e conhecer melhor o mundo em que vive, o que proporciona melhor qualidade de vida a qualquer um.

Quem faz tratamento psicológico lida melhor com seus desejos, seus conflitos internos, compreende seus limites e entende como administrar bem tudo isso.

Mitos comuns sobre terapia:

  • Terapia não funciona;
  • É para pessoas com sérios problemas;
  • Uma conversinha com alguém não vai me ajudar;
  • Eu posso me resolver sozinho;
  • Terapia dura muitos anos.

Então vamos lá...

O que é terapia?
É um processo em que você vai entender como sua mente funciona e aprender a lidar com as situações do dia a dia. O psicólogo usa técnicas clinicamente comprovadas para te avaliar e te ajudar a alcançar toda a sua potencialidade.

MITO - A terapia não funciona

A Terapia Cognitivo comportamental tem eficácia cientificamente comprovada. A pesquisa e a prática clínica mostram que a TCC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência, com ou sem medicação, em uma ampla variedade de problemas emocionais.

Muitas pessoas erroneamente pensam que a terapia é apenas para pessoas com problemas graves, mas isso não é verdade, a terapia beneficia a todos. Na realidade, quem não tem nenhum problema, não é mesmo?

MITO - Posso me resolver sozinha
Em algum momento você experimentou o estresse sentiu-se aflito, humilhado, triste ou abatido. Ninguém está imune a essas condições humanas comuns. Às vezes podemos decidir esses problemas sozinhos mudando nosso ponto vista, lendo livros, tendo aulas ou conversando com amigos, familiares ou mentores. Outras vezes percebemos padrões que não conseguimos alterar sozinhos ou os problemas começam a nos oprimir, e afetam negativamente nossas vidas relacionamentos e trabalho.

MITO Eu não estou angustiado o bastante para ir a terapia
Se você deixar de lado sua saúde mental poderá entrar em um erro que te leve a problemas bem maiores, a prevenção é um ótimo remédio.

Existem algumas situações em que você definitivamente deve considerar a terapia:

  • Quando seus pensamentos, sentimentos ou comportamentos o impedem de viver uma vida normal;
  • Quando percebe que seus relacionamentos ou sua performance no trabalho está sendo afetada pelo seu emocional;
  • Quando está tendo crises externalizantes ou conflitos internos;
  • ou por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal


Um bom terapeuta procura padrões de como sua mente funciona e como ele podem ajudar você a fazer com que ela funcione melhor. Gerenciar seus pensamentos, sentimentos e comportamentos faz parte do processo de desenvolvimento emocional que te levará a uma vida mais prazerosa.

Quando você terminar seu processo de terapia perceberá uma habilidade de reconhecer padrões em si mesmo e de fazer mudanças por conta própria usando as habilidades que aprendeu nas sessões.

MITO -  Uma vez que você comece a terapia você tem que ir para sempre

Um bom terapeuta quer que você melhore e deixe a terapia e lhe ensinará habilidades para que você possa ser seu próprio terapeuta quando estiver sozinho.

Quando o seu propósito terapêutico é atingido você naturalmente perceberá, você deve começar a ver o progresso depois de algumas visitas com o seu terapeuta. E no final do processo terá a alta terapêutica.