Ansiedade: entenda melhor.

01/05/2020

Atualmente muito se fala em ansiedade, mas poucos realmente compreendem o que é estar ansioso, a ansiedade mais do que só um estado de emoção é um conjunto de pensamentos e sintomas físicos que tomam o indivíduo em situações da sua vida que chamamos de "situações gatilho", e podem variar de pessoa para pessoa.

A ansiedade olha para o futuro, enquanto a depressão olha pro passado, como se estiverssemos sempre em alerta, com receio de que algo aconteça, e muitas vezes não sabemos nem o que.

A mente se enche de "E se?",  as vezes são tantos, que não damos conta de tentar respondê-los. Nos preocupamos com tantas coisas, coisas que talvez nunca aconteça, acreditando que se ocorrer não conseguiremos lidar com elas.

A OMS diz que o Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, o que é preocupante, pois a ansiedade além de levar ao absenteísmo pode também prejudicar nossa vida privada, com nossos familiares e amigos.


Contudo, o entendimento sobre a ansiedade vem crescendo e com ele técnicas importantíssimas para lidar com ela. A terapia se tornou uma grande aliada para que o indivíduo possa se compreender e perceber que, mais que um momento difícil em sua vida, é um momento de crescimento, autoconhecimento e avanço, podendo sair dele mais autoconfiante e hábil para o futuro.