Terapia: o que acontece em um setting terapêutico?

01/03/2020

Atendo muitas ligações de pessoas que nunca estiveram na terapia com muitas dúvidas e receios, antecipadamente perguntam: Como é a terapia? A gente fala o tempo todo e você escuta? Tenho que me deitar em um divã? Estas são algumas das mais variadas dúvidas.

Processo Terapêutico

Não, você não precisa deitar em um divâ ou sofá, a menos que queira, falar você fala, mas não o tempo todo, é um trabalho conjunto, você e o terapeuta. Neste processo você se descobre, entende o porquê das suas emoções, dos seus pensamentos, aprende a lidar com eles, não só isso; sabe aqueles comportamentos que você não quer ter, mas também não consegue se livrar deles, você compreende não só o porquê deles como instrumentos importantes para lidar com eles transformando-os.

É claro que no senso comum muitos mitos são construídos sobre a terapia, mas como a palavra diz são apenas mitos. Ainda há o pensamento que se você entrar em um processo terapêutico provavelmente sairá de lá depois de uns dez anos e gastará todo seu dinheiro,  provavelmente você já deve ter escutado isso, mas não é verdade, atualmente existem várias abordagens terapêuticas, existindo a que se adequa melhor a sua demanda e ao seu jeito de ser. 

É possível que você se surpreenda ao visitar o psicólogo descobrindo que, nem tudo em que você acretava sobre terapia é verdade e que o processo é muito mais agradável e prazeroso do que você pensava.